História Do Linux
                Criado como pelo estudante francês Linux Torvalds. Na época de sua criação os sistemas mais utilizados eram Windows, Unix e Mac OS.
                Nos inicio dos anos 80, Richard Stallman criou a Free Software Foundation (FSF), fundação sem fins lucrativos que incentivava a criação de programas “open-sources”.
                Aproximadamente 10 anos mais tarde, a FSF estava criando o sistema operacional Hurd, mas o mesmo se encontrava em sua fase inicial. Por volta dessa época Linus Torvalds disponibilizou o código-fonte do Linux sob a licença GNU, essa que foi criada pela FSF, Muitos desenvolvedores se interessaram e começaram a adicionar novos recursos rapidamente mas ficou limitado a este círculo técnico pois ainda estava em fase embrionária não sendo possível a utilização em larga escala. Em 5 de outrubro de 1991, a primeira versão oficial do Linux foi divulgada, a versão 0.02, desde então o número de desenvolvedores cresceu rápidamente.
                Até 1994 o Linux era totalmente feito com textos, mas então surgiu a versão do programa XFree, programa que cria interfaces gráficas.
                Em 1997 surgiram diversas distribuições, com uma intalação mais simples do que as outras disponíveis. Esta época também é marcada pela entrada do sistema Linux em computadores desktop, muitas empresas migraram para o Linux a fim de reduzirem custos com licenças e manutenção.
                O que chamava a atenção de empresas e pessoas, e até hoje chama, é o fato de o Linux ser livre, ou seja, você pode personalizá-lo e adaptá-lo as suas necessidades sem ter que pagar nada por isso. A distribuição Ubuntu é a mais recomendada para usuários domésticos, por ser a mais simples de usar, sem necessitar muito conhecimento técnico do sistema.
Mascote Do Linux
                São muitas as histórias do por que o mascote do Linux é um pinguim.  fato é que no início de 1996 vários colaboradores conversavam sobre um logotipo ou mascote para o sistema na lista de emails do kernel. Após várias sugestões, Linus mencionou de forma descomprometida que gostava de pinguins.
Bibliografia:

Comments